Viagem aos Emirados Árabes

7. abril. 2010.

Antes de chegar a Xangai (ontem de madrugada) passei quatro dias entre Dubai e outros Emirados: Abu Dhabi, Sharjah e Al Fujairah. Fiquei muito bem impressionada com as pesquisas arqueológicas que estão sendo feitas na região e com os museus de ótima qualidade que apresentam não apenas os resultados das pesquisas (com achados de períodos pré-históricos) mas também a história, a arte, o surgimento e a expansão do Islã e ainda vários aspectos da economia no Golfo.

No museu de Dubai há uma detalhada explicação sobre a pesca de ostras para extrair as pérolas, um trabalho muito antigo realizado ainda hoje pelos mergulhadores.

Em Sharjah o museu da Civilização Islâmica abre espaço para uma ampla história do Islã e tem em seu acervo peças magníficas de vidro, cerâmica, tecidos e metal do Irã, da Síria, do Afeganistão, da Turquia e de diversos outros países. E nos “souks”, os antigos mercados, ainda muito presentes em toda a região, a evocação dos antigos mercadores que por ali passaram durante séculos em múltiplas rotas de sedas, pérolas, incensos…

Foto minha da entrada do excelente Museu de Dubai.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: